quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

SALVE MEU PAI OGUM... OGUNHÊ MEU PAI!!!


"Ogum meu pai, que minhas palavras e pensamentos cheguem a Vós em forma de prece. Que esta prece corra o mundo e chegue aos necessitados em forma de conforto a suas dores. Que corra os quatro cantos da terra e chegue aos meus inimigos em forma de brado de advertência, pois sei que sendo seu filho e nada tenho a temer.

Ogum, Padroeiro dos Agricultores, fazei com que minhas ações sejam sempre férteis, como o trigo que cresce e alimenta a humanidade. Ogum, Senhor das Estradas, fazei de mim um verdadeiro andarilho, que eu seja sempre um fiel caminheiro seguidor de seu exército e que em minhas caminhadas só haja

vitórias. Que, mesmo quando aparentemente derrotado, eu seja vitorioso, sendo Vosso filho conheço as batalhas, e sei que ao Seu lado a minha vitória será certa. 

Ogum, meu grande pai e protetor, fazei que meu dia de amanhã seja tão bom quanto o de ontem e hoje; que minhas estradas sejam sempre abertas; que eu trabalhe para que em meu jardim só hajam flores; que meus pensamentos sejam sempre bons e aquele que me procurar consiga sempre o remédio para seus males. 

Senhor dê luz aos meus inimigos, pois me perseguem porque vivem nas trevas. Pai livre-me das pragas, das doenças, da inveja, da mentira e da vaidade, que só me levam a destruição.

Ogum Nhê! Sarava Ogum!"

Neste mês foi aberto um grande portal, pelo qual passou a fluir com muito mais intensidade a energia cósmica pacificadora, o fogo da glória, do equilíbrio, da proteção, da fé, da poder de manifestar a vontade divina. Um aspecto do Espírito Santo ou qualidade divina que vibra intensamente na Terra.
Nos níveis mais sutis da hierarquia cósmica esse aporte energético é conhecido como Chama Azul ou Raio Azul. Nas lides de umbanda essa energia nos chega sob a denominação de OGUM. 
Não se trata de uma personalidade com uma identidade humanizada, mas de uma energia mantenedora, sustentadora e transformadora da natureza, de ondas vibratórias pacificadoras, equilibradoras e de proteção, que mantêm o equilíbrio entre a luz e as trevas, entre o positivo e o negativo, a paz e a discórdia, por isso é conhecido como Orixá da proteção.
Podemos dizer que se trata de um poderoso veículo através do qual espíritos/consciências de grande luz vêm trabalhar sob seu comando.
No terreiro de umbanda essa energia primordial/orixá não incorpora, mas estende sua vibração a uma grande legião de falangeiros ou mensageiros, de várias vibrações evolutivas que distribuem essa energia magística para os locais que dela necessitam, para os terreiros, para os encarnados e desencarnados.
Ogum faz parte de uma das Linhas da Umbanda equivalente a uma grande rede hierárquica (ou exército) de espíritos que rendem obediência a um chefe. Por exemplo: Ogum Dilê, Ogum Matinata, Ogum Rompe Mato, Ogum Megê, Ogum Beira-Mar, Ogum Yara, Ogum De Malé.
A energia de Ogum chega para cada um de nós, individualmente, de forma a nos mantermos num caminho de reta conduto e, assim, poder evoluir.
Quando não nos mantemos equilibrados e ultrapassamos os limites das Leis Universais encontramos Ogum, pois Ele é o Orixá que vigia a execução dos Karmas. É também o Orixá que vigia os caminhos que nos levam tanto para o bem quanto para o mal. Por isso, sem Ogum a Justiça de Xangô não seria executada e o equilíbrio não seria restabelecido.
O campo de ação de Ogum é composto pelo impulso que nos move para alguma direção, impulso este que nos dá a garra e a força necessárias para lutarmos pelos nossos objetivos e ideais.
 E  quando utilizamos esta força para o Bem ou lutamos em auxílio de alguém, o temos como guardião, nos amparando e nos defendendo. Porém, quando usamos essas forças para o mal, o temos a nossa frente nos bloqueando e nos fazendo voltar ao caminho certo. 
Ele é o equilibrador destes sentimentos e sentidos. Por isso é que quando alimentamos nossos sentimentos negativos, deixando assim que os mesmos se sobressaem, é aí que entra Ogum, anotando todas as nossas ações para uma posterior cobrança e reequilibro.
Ogum é o Orixá mais cultuado e de maior devoção dentro dos Rituais da Umbanda. Ele atua no equilíbrio entre os sete elementos fundamentais do nosso planeta: a Água, o Fogo, a Terra, o Ar, o Cristal, o Mineral e o Vegetal, fazendo assim cumprir as Leis do Criador levando o equilíbrio e a ordem entre as energias geradas por estes elementos. Seu dia da semana é Terça-feira e sua saudação é "Ogum Nhê". Suas ervas sagradas são: Aroeira, Pata de Vaca, Carqueja, Losna, Comigo Ninguém Pode, Folhas de Romã, Espada de S. Jorge, Flecha de Ogum, Cinco Folhas, Macaé, Folhas de Jurubeba.

As pessoas que são regidas por Ogum são leais, persistentes e sinceras, se sobressaem pela coragem, são destemidas, não se deixam intimidar pelos obstáculos, e sempre guiados por uma emoção forte e verdadeira, não medem esforços para alcançarem seus ideais, impondo assim a Lei e a Ordem. 
Mas quando se deixam levar pelo ego se tornam indisciplinados, arrogantes, ciumentos, covardes e egocêntricos. São também muito teimosas e quando magoadas não perdoam facilmente.
Isso tudo é Ogum, o Orixá que nos dá a força necessária para não recuarmos diante dos obstáculos que temos que superar em nossas vidas, nos equilibrando e vigiando sempre nossos atos. E quando somos guiados pela Verdade e pelo Bem, Ele é o guerreiro que abre nossos caminhos e que nunca nos abandona. 
Assim sendo, que possamos estar sempre vigilantes de nossos atos, conscientes de que Ogum estará sempre ao nosso lado, com sua força carmica, colocando em prática as Leis do Criador, mantendo assim o equilíbrio e a ordem sobre todas as coisas.

Saravá nosso Pai Ogum! Ogum Nhê!


Nenhum comentário:

Postar um comentário